quarta-feira, 14 de julho de 2010

Birthing From Within e Gentle Birth Method

São duas filosofias que me inspiram, que aprendi e cujas abordagens utilizo com mães e grávidas, no desenvolvimento pessoal para o parto e maternidade.

BIRTHING FROM  WITHIN

Criado por Pam England, uma parteira norte-americana depois do nascimento do seu primeiro filho por cesareana, é uma abordagem holística no sentido que integra a mãe na sua nova dimensão física, psíquica, mental e social.
Mais do que a assimilação de informação obstétrica indiferenciada, a essência desta preparação é a capacidade de conexão interna da mãe consigo própria.
Uma vez centrada em si, poderá explorar as suas expectativas e também os seus medos em relação ao parto e ao nascimento,  formulando então uma preparação personalizada e identificando recursos pessoais capazes de lhe devolverem a auto-confiança, segurança e harmonia pessoais.
Utilizando técnicas de meditação, relaxamento, trabalho com a dor e arteterapia este método traz-nos consciência, poder pessoal e incentiva-nos a tomar a responsabilidade activa na nossa gravidez, parto e maternidade. É verdadeiramente dar à luz, a partir de dentro!



GENTLE  BIRTH  METHOD


O método para um parto suave foi formulado pela Drª Gowri Motha, uma obstetra de origem indiana que há mais de 20 anos tem vindo a explorar alternativas à pratica da obstetrícia convencional nos hospitais londrinos, onde foi também pioneira no parto dentro de água.
O seu programa de preparação centra novamente a mulher nela própria, estimulando a parteira interior dentro de cada uma de nós e permitindo que a maternidade floresça.
A sua abordagem é mais concreta e firmemente direccionada para os objectivos, actuando quase como um coaching para a gravidez. Os seus três pilares basilares consistem em:
Remover o medo, responsável pela ansiedade e grande parte das dificuldades sentidas durante o parto
Conhecer o processo pelo qual vai passar e progamar-se para ele diminuia ansiedade do desconhecido;
Construir a confiança aumenta a capacidade emocional para enfrentar o trabalho de parto e lidar com a dor.
As técnicas de visualização e PNL (programação neurolinguistica) desempenham neste sentido um papel muito importante. Com uma componente mais física o método combina também a alimentação e algumas terapias complementares como a reflexologia, homeopatia e tecnicas especificas de massagem.


Alguns princípios que partilhamos:

O nascimento é um profundo rito de passagem para uma nova forma de vida, não um evento médico, mesmo quando ele faz parte do parto.

A preparação infunde calma, confiança e controle.

As mulheres devem preparar-se para o nascimento não só com a mente e o corpo, mas também com a alma .e o coração

Construir a confiança, a atitude e a determinação são a chave para um parto bem sucedido.

É essencial a mãe aprender a trazer à consciência os medos e resistências, transformando-os em soluções perfeitamente confortáveis.

Previligiar o contacto da mãe consigo própria e o fortalecimento da sua confiança, mais do que a transmissão de informação obstétrica.

O parto não é um fim em si, mas o início de uma nova forma de vida e de uma nova identidade.

É essencial preparar o pós-parto e oferecer suporte físico e emocional aos recém-pais para que possam sentir-se seguros e confiantes para cuidar do seu bebé de forma tranquila.

A creatingBirth é um projecto inspirado nas linhas gerais destes dois programas, porém não se concentrando exclusivamente na gravidez e parto, pois estes não são um fim em si, mas incentivando as futuras mães a reflectirem e prepararem a transição para a maternidade.
Para saber mais,  vê as páginas em cima.


Sem comentários: