MENSAGEM

A experiência do parto e a vivência da maternidade representam uma oitava acima na espiral da vida de cada um dos pais. Forjamos uma nova identidade, criamos uma nova consciência, e nunca mais retornamos ao mesmo ponto. Nunca mais voltamos a ser os mesmos.

Neste processo, há um movimento interno para dentro e outro, integrativo, para fora.
O parto, leva-nos invariavelmente para dentro.
Apesar das muitas solicitações que insistem em nos distrair do essencial: toneladas de informação, ginástica de todo o tipo e a obsessão que todas as grávidas têm com a decoração dos quartos dos seus bebés!

Mas preparar-nos para o parto é mais. E mais simples.
Num desafio em que tudo é incerto e escapa ao nosso controle, um sentimento de paz e confiança permite que relaxemos e que o corpo prossiga com o seu trabalho de uma forma suave.
É para alcançar esse ponto que nos devemos preparar. Mas isso acontece a partir de dentro. É quando acedemos a um espaço de quietude dentro de nós, que descobrimos o que queremos, do que temos medo e o que precisamos. Como se inventássemos uma formula pessoal, e a partir daí, podemos transformar os medos em soluções, buscar então a informação concreta, os recursos que mais se ajustam a nós e a inspiração capaz de nos abrir o coração e devolver a segurança.



O Birthin from within tem uma imagem para isto: o Laborynth. Como num labirinto, os nossos passos deambulam incertos antes que cheguemos ao centro. Apenas temos de ir colocando um pé em frente do outro e confiar.Em nós. Validar aquilo que sentimos e precisamos. E é quando nos sentimos verdadeiramente no centro, confiantes e fortalecidas, que estamos preparadas. Para tudo.

E finalmente chega o bebé,  um momento de grande alegria!
Porém, longe de ser o fim, é sim um início: os primeiros meses após o parto significam uma transição emocional  profunda, para uma nova forma de estar e na construção de um novo estilo de vida. Lentamente, começa então a acontecer o movimento para fora, num reencontro dos pais com eles próprios e de reintegração social e familiar – numa família em que todos os papéis foram redesenhados e em que todos se reajustam agora às suas novas funções.
É então essencial assistir à família nesta construção, no esclarecimento das suas duvidas e na orientação quanto ás suas novas rotinas. É fundamental para os pais aprender a planear o pós-parto e criar o apoio necessário para que se sintam seguros e confiantes para cuidarem do seu bebé de forma tranquila.
E que ao mesmo tempo se permitam o espaço para integrarem a mudança e a sua re-inserção… na VIDA!




É para preparar e apoiar os pais neste processo que a creatingBirth existe.