WORKSHOPS

Visualizar e Programar para o Parto - Workshop

  Dias 29 e 30 de Maio
  [Fim de tarde de 6ª feira e Sábado]

 Local: Rua Guiomar Torrezão, 17. Estoril
          
Valor: Oitenta e cinco euros - 85€
Inscrições por e-mail ou telefone para: creatingbirth@gmail.com
Tl: 938675156. Vagas limitadas ao espaço existente.

Saiba mais:

O parto é essencialmente um processo hormonal, desencadeado pela hormona occitocina e similares, que vão induzir a dilatação e contracção do útero para que o bebé possa nascer. O nosso sistema nervoso (simpático) faz com que tudo isto aconteça , porém, para que se verifique a produção hormonal adequada a um trabalho de parto rápido e eficiente, deve existir um mínimo de tranquilidade e um sentimento de confiança ou segurança.
 O medo  extremo, a ansiedade e o pânico  têm o efeito oposto, levando o corpo a produzir adrenalina, o útero a fechar em vez de dilatar, e bloqueando todo o processo.
Ora, da mesma forma que emoções como o medo e a ansiedade conseguem interferir e restringir todo o trabalho de parto, também o condicionamento mental através de técnicas simples, conseguem reverter emocionalmente o nosso estado de espírito para uma atitude mais confiante e positiva. E isto é muitas vezes o suficiente para recolocar em marcha um trabalho de parto difícil.

Específicamente, a aprendizagem de técnicas de relaxamento próprias para mãe e bebé fazem com que a mãe consiga gerir e baixar o seu nível de ansiedade durante o parto e nas semanas precedentes, permitindo assim ao seu corpo realizar o seu trabalho de forma mais eficiente.
A visualização é uma outra técnica activa de preparação mental e bastante útil na percepção e familiarização da gravida com o seu corpo, o trabalho e de parto e inclusive com o seu bebé. Ser capaz de visualizar todo o processo de trabalho, de parto, o que acontece ao seu corpo, visualizar o colo do útero a dilatar, a abrir, o bebe a ser suavemente eempurrado pelas contrações;  percepcionar as contracções como ondas e aprender a “suportá-las” e a trabalhar com a dor… tudo isto traz um sentimento acrescido de confiança e segurança à mãe e na sua capacidade de dar à luz –  que mais uma vez, é a atitude que se quer no parto.
O segredo da preparação mental, é condicionar, sujestionar e treinar um pouco todas estas técnicas que são aliás, bastante simples, com alguma antecedência antes da data do parto! Em suma, trata-se da mãe se programar mentalmente para um parto mais suave, mais harmonioso e mais confortável, e de facto recriá-lo, imaginá-lo e visualizá-lo vezes sem conta na sua cabeça…claro que com a consciência de todos os imponderáveis que são susceptiveis de acontecer num parto.
Sobretudo, esta forma de preparação e estas técnicas permitem à mãe envolver-se de uma forma bastante activa no seu parto, controlando a ansiedade,  trabalhando com a dor,  comunicando com o seu bebé e sentindo que está verdadeiramente presente e com poder de intervenção, em vez  permanecer espectante à mercê das contracções..!