PÓS - PARTO


PÓS-PARTO: O CAMINHO  DE  RETORNO




O parto não é um fim em si, mas o ínício de uma nova forma de vida.
A chegada de um bebe ao mundo é motivo de celebração e alegria para toda a família.
Porém, é um acontecimento que muda o curso de vida dos pais, e os primeiros meses após o parto representam uma transição emocional e psicológica profunda para a construção de um novo estilo de vida.

As semanas e meses que se seguem traduzem-se na adaptação a novos gestos, horários, e rotinas e a recepção da chegada do bebé ao mundo pede disponibilidade total da parte dos pais. Apesar de maravilhosa, as noites sem dormir, as tarefas de casa e o cansaço acrescido podem tornar esta fase extenuante.
Por isso, os primeiros dias e meses de maternidade  podem ser um momento tão rico, quanto complexo.

Para a mãe, o parto em si representa uma significativa destruturação, quer física, quer psíquica, em menor escala para o pai: a vida tal como era conhecida deixa de existir, assim como os habituais espaços por onde circulava, os horários e o tempo para os seus interesses pessoais. 
A recém-mamã passa a viver em fusão e desponibilidade total para com o seu bebé. E assim deve ser. Para que exista uma boa vinculação e a satisfação das necessidades do recém-nascido, a mãe tem de descer ao seu universo em tempo e medida! 
Nesta viagem, a própria mãe irá fazer contacto com a sua primeira infância, a forma como esta foi vivênciada e claro a relação e vinculação que estabeleceu com a sua própria mãe. Daqui tanto podem resultar memórias e uma oportunidade de crescimento maravilhosa, como um encontro com a própria sombra, com aquilo que não gostamos ou não conhecíamos em nós. É um tempo de cura.
Seja como for, parece inevitável haver uma temporária perda das habituais referências e consequentemente de identidade. Até que lentamente, a mãe [e o pai] começam a re-inventar-se e a trilhar UM NOVO CAMINHO DE RETORNO. Ao mundo. À vida. E a três. Com novas opções, posturas e prioridades.
Os novos locais que frequentam passam a incluir o bebé, os seus novos interesses, as pessoas com quem estão, os trajectos que fazem no seu dia-a-dia..Uma verdadeira triagem é feita, e com o tempo diminuto apenas aquilo que verdadeiramente interessa permaneçe. Uns amigos ficam, outros saiem; alguns interesses ficam, outros vão; muda-se de casa, às vezes de profissão, e mesmo de identidade!

COMO VIVER ESTA FASE DA FORMA MAIS TRANQUILA POSSÍVEL?

  • Em primeiro lugar, PREPARANDO e PLANEANDO o PÓS-PARTO, para que quando o bebé nasça, o apoio esteja disponível, os pais se sintam mínimamente seguros em relação aos primeiros cuidados do bebé em geral e tenham tempo de qualidade para si, para o bebé e para firmarem os primeiros laço de família.

  • Para algumas mulheres este período pode ser mais fácil, para outras mais difícil, depende das referências de maternalidade que cada uma tenha, e também da forma como o PARTO é vivênciado.  O parto é sempre revelador. É fundamental por isso integrar o parto, fazer uma tomada de consciência e conhecer os seus próprios recursos.
  • Para além de uma boa integração do parto é fundamental para esta fase criar APOIO E SUPORTE. Toda a família vai ser redesenhada e novos papéis vão ser atribuidos a cada um. Para que esta fase decorra o melhor possivel, peçam ajuda:  distribuindo tarefas por familiares, contando com a ajuda de uma empregada para as tarefas domésticas ou de uma doula. Aos amigos se preciso for..                         Para que os pais possam ter tempo para se ocuparem a 100% do seu bebé. A tenha disponibilidade para estabeleçer uma boa amamentação e cuidar de si e todos os níveis,  e os novos laços familiares possam  construídos de uma forma tranquila e gratificante.



PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA AOS PAIS E À FAMÍLIA


Quem assiste os pais na construçao desta nova consciência?
Quem os avisa de que a sua vida mudou mesmo, e que os próximos dois, três anos serão de entrega total a esse pequeno ser que agora habita as suas casas e o seu coração?
Quem os orienta quanto às suas novas rotinas, responsabilidades e dúvidas?
Quem nutre e celebra a mãe, e integra o seu parto? Ou escuta a forma tráumatica como viveu tudo isso?
Apesar desta passagem ser acompanhada por obstetras, enfermeiros e pediatras as suas competências encontram-se inteiramente focadas em tratar o corpo da mae e do bebé, e não em apoiar.

O objectivo deste programa é oferecer suporte fisico e emocional às recém- mamãs e papás nos primeiros tempos após o parto, ajudando-os a gerir o seu dia-a-dia e a criar um sentimento de segurança e confiança para cuidarem do seu bebé de forma tranquila.



Programa domiciliar de dois dias para a família com apoio continuado, abordando  os seguintes items:
• Integrar o parto e celebrar a mãe
• Nutrir a mãe
• Assistir os pais recém-nascidos
• Cuidar o bebé
• E os meses que se seguem?


 













Sem comentários: