PREPARAÇÃO PARA O PARTO


PREPARAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL PARA O PARTO E MATERNIDADE


Inspirada nos métodos  Birthing From Within e Gentle Birth Method  esta é uma abordagem com um movimento de dentro para fora. E não o inverso.
É uma preparação mental e emocional, que inspira a mãe a construir a consciência e a confiança na sua capacidade de dar à luz, eliminando o medo e relativizando a dor!



Como? Em 8 passos:



Criar Um Lugar Seguro Cá Dentro

Num desafio em que tudo é incerto, e escapa ao nosso controle, apenas um sentimento interno de paz e confiança  permite que relaxemos e enfrentemos o parto com segurança. É para alcançar esse ponto que nos devemos preparar.
Mas isso acontece a partir de dentro: quando acedemos a um espaço de quietude dentro de nós, descobrimos quais as nossas expectativas, do que temos medo e o que imaginamos, para o nosso parto, como se inventássemos uma formula pessoal.
Por isso esta preparação tem como ponto de partida uma viagem silenciosa e inpiradora ao coração de cada mãe!


Eliminar Medos e Resistências

Porque precisamos eliminar o medo? Porque o medo é o maior inimigo do parto.
A ansiedade que o medo provoca tem um efeito constritor sobre os músculos do útero bloqueando-os, assim como à occitocina, a hormona que promove a dilatação, dificultando e acrescendo mais dor e tensão a todo o processo.
É um dos grandes responsáveis pelas intervenções externas que nehuma de nós deseja.
Como 2º passo é pois imprescindível eliminar o medo, trazer à consciência pequenas resistências para que não aflorem na altura do parto e desmistificar ideias pre-concebidas,
qua a nossa cultura se encarregou de criar.



Construir a confiança

Trata-se de uma questão de atitude. Construir a confiança e a determinação para criar um parto bem sucedido são o núcleo central deste programa. Isso começa por encontrar dentro de nós aquilo que nos inspira, nos traz segurança, conforto e segurança. Sejam conhecimentos, imagens... O mais importante é centrar esse sentimento cá dentro, onde possa voltar vezes sem conta..A preparação mental vai ajudá-la:
- a eliminar a ansiedade através de técnicas de relaxamento específicas , que pode utilizar de forma autónoma e em qualquer local.
- e técnicas de programação e visualização associadas vão condicioná-la progressivamente para criar um parto harmonioso e á sua medida!



Familiarizar-se com o Processo

Familiarizar-se com todo o processo de parto, com o que econtece ao seu corpo e ao do bebé e perceber como permanecer activa e cooperante elimina também a tensão do desconhecido e reforça grandemente a confiança da futura mamã ao longo de toda a experiência.
É importante dar a conhecer os vários cenários, procedimentos e possibilidades que envolvem um parto, e devolver assim à mãe o poder de decisão, opção e responsabilidade na sua gravidez.


Trabalhar e Relativizar a Dor

O trabalho de parto e a expulsão de um bebé são sobretudo uma operação de concentração, coordenação e cooperação entre mente e corpo.
Não vamos lutar contra nada, mas saber como libertar a tensão, sintonizar-se com os ritmos do corpo e  praticar  algumas técnicas eficientes para lidar com as contracções.
Isto vai permitir-lhe relaxar, participar no trabalho de parto de uma forma activa e verdadeiramente gratificante, tornando a dor absolutamente irrelevante!



Os Primeiros Dias de Maternidade


O parto não é um fim em si. Mas o início de uma nova forma de vida!
As semanas e meses que se seguem traduzem-se na adaptação a novos gestos, horários e rotinas e o bebé recém -nascido pede disponibilidade total da parte dos pais.
Apesar de maravilhosa, esta pode ser uma fase extenuante.
Para que o nascimento possa ser vivido de uma forma tranquila e gratificante é essencial preparar e planear o pós-parto, de modo a que:
- os pais se sintam seguros em relação aos primeiros cuidados do bebé em geral, e nas mais diversas situações;
- sejam plenamente apoiados e assistidos a todos os níveis no seu dia-a-dia;
- a mãe nutrida e apoiada na sua recuperação e dedicação exclusiva ao seu bebé.


Celebrar a Mãe, Integrar o Parto

A experiência do parto é das mais marcantes na vida de uma mulher. Re-nascemos e fazemos nascer. Celebremos!
O parto é sempre revelador. O retrato mais verdadeiro da mãe, da sua força e também do seu inconsciente. O processo de nascimento toca no seu próprio nascimento, e infância, e tanto pode ser uma oportunidade de crescimento, como revelar a sombra e desencadear o confronto com o que não sabiamos ou não gostávamos em nós. Á luz do que formos capazes de integrar dessa mensagem, os meses que se seguem podem ser profundamente transformadores. Pela positiva.



    Estutura do Curso

  • Programa de 8 sessões a iniciar em qualquer altura da gravidez, preferencialmente a partir das 20 semanas.
  • As sessões são semanais e cada sessão tem a duração aproximada de duas horas.
  • Após o nascimento realizar-se-á uma sessão extra para integrar o parto e ...celebrar!  
  •  Ao longo da preparação e no pós-parto a CreatingBirth oferece apoio e disponibilidade total aos pais para esclarecimentos e dúvidas.                                                                                                                                                                                                                                                                                                             
  • Veja também os nossos ENCONTROS e a página da HOMEOPATIA



Sem comentários: